A origem do forró

Palavras dizendo contando as coisas, a origem do forró
A origem do forró

Ninguém sabe ao certo a origem do forró (ritmo musical e o nome associado a ele). Existem inúmeras versões que contam o surgimento deste ritmo típico do nordeste brasileiro, mas, nenhuma delas pode ser confirmada e muitas são fantasiosas. Hoje vou escrever sobre uma dessas versões da origem do forró, que, real ou não, é bastante interessante.
Inicio dos anos quarenta e o mundo enfrentava a segunda grande guerra mundial. O nazismo já tomava grande parte da Europa quando o Japão atacou a base americana de Pearl Habour, levando os Estados Unidos a entrarem diretamente nos combates que se alastravam mundo afora. 

Leia também: A compra do Acre

Paralelo a isso, o Brasil se mantinha neutro, fora da guerra entre o Eixo (Japão, Itália e Alemanha) e os Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, etc.). No entanto, após ter navios bombardeados por submarinos alemães no oceano atlântico, o Brasil deixa a neutralidade de lado e se junta aos Aliados na guerra. Com isso, são construídas, na costa brasileira, bases militares americanas de apoio aos ataques à África e Europa.


Continua após publicidade:


Para estas bases militares no Brasil, mas precisamente na capital do Rio Grande do Norte, são enviados cerca de dez mil soldados dos Estados Unidos, o que transforma inteiramente a cidade nordestina.

Leia também: A origem do "ok" 

Como na época, Natal tinha pouco mais de 50 mil habitantes, os americanos se tornaram cerca de vinte por cento da população local, mudando a, até então, pacata cidade potiguar. Essas mudanças iam do incremento da vida noturna local ao consumo de chiclete e coca-cola, ainda raros no resto do Brasil.
Com o incremento da vida noturna, crescia o número de bares e festas pela região. O baile mais famoso e concorrido da cidade acontecia em uma das bases dos Estados Unidos. No entanto, este baile era só para os soldados norte-americanos na maioria dos dias, com a exceção do baile de domingo que era aberto a todos e, por isso, chamado de “for all” ("para todos" em português).


Continua após publicidade:


Esta festa aberta ao público, então, se torna a grande sensação de Natal e todos na cidade desejavam ir ao “for all”, ou forró como diziam os brasileiros, e participar deste evento que não era comum antes da instalação das bases americanas.


Portanto, a partir deste evento, quando um potiguar ia a qualquer baile dançar, na grande maioria das vezes ritmos típicos nordestinos, dizia que ia ao forró. Com o tempo, o termo se espalhou por todo o nordeste brasileiro e a maioria das danças e ritmos daquela região, como o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote, passaram a ser conhecidos como forró.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A origem do forró.Twitter. A origem do forró.

Assuntos que podem te interessar:

5 comentários:

  1. O forro deve ter vindo de antes.... Pois eh uma mistura de danças portuguesas e africanas. Há momentos da quadrilha (xaxado, por exemplo) muito sensuais para uma dança de corte européia. Mas qualquer que seja a origem, eh muito bom de se dançar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse no texto, não se sabe com certeza a verdadeira origem do forró. Muitas das danças, que hoje são conhecidas como forró, provavelmente são de antes da década de 40. Mas a versão contada no texto é bastante interessante e bem plausível para a origem do nome "forró".

      Excluir
  2. Realmente, o termo "Forró" teria origem nas duas palavras em inglês "For All", pelas razões citadas no seu artigo. Mas existem várias versões que antecedem esse período e com locais e personagens diferentes. Mas "For All' como origem de "Forró', procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, existem muitas versões sobre a origem do forró. A contada no texto acima é a mais famosa e faz bastante sentido. Mas, acho que nunca teremos certeza se foi exatamente assim que surgiu o forró.

      Excluir
  3. Muito legal a história!

    ResponderExcluir