Paris, a cidade luz

Imagens de Paris, a cidade luz. Torre Eiffel, Museu do Louvre e Catedral de Notre-Dame
Torre Eiffel, Louvre e Notre-Dame em Paris, a cidade luz

Paris tem esse nome em homenagem aos Parísios, povo que viveu na região da Gália, às margens do Rio Sena (onde hoje se encontra a cidade parisiense) até a chegada dos romanos. Durante o domínio de Roma, que durou alguns séculos, o povoado habitado pelo Parísios passou a se chamar Lutécia e se tornou mais uma das inúmeras cidades do império romano.

Leia Também: Conhecendo um pouco de Barcelona

No período medieval, Paris se tornou uma importante cidade da Europa e cresceu bastante, enriquecendo com o comércio. Com este crescimento foram surgindo na cidade importantes construções, algumas delas muito conhecidas nos dias de hoje. No século XII, foi construído o Palácio do Louvre e iniciada a construção da Catedral de Notre-Dame de Paris. Quase todas as pessoas que já visitaram a capital francesa visitaram também o Palácio do Louvre, uma vez que lá está instalado um dos museus mais famosos do mundo, o Museu do Louvre. Mas, antes de virar o famoso museu, o palácio foi residência dos reis franceses até que Luis XIV, no século XVII, transferisse sua residência para o Palácio de Versalhes.


Continua após publicidade:


Outra construção bastante conhecida deste período é a Catedral de Notre-Dame, também bastante visitada por turistas do mundo todo e imortalizada no livro e filme “Corcunda de Notre-Dame” que descreve a vida de um homem corcunda que vive, na Catedral, escondido do povo de Paris. A Igreja de estilo gótico e belos vitrais fica às margens do Rio Sena, em um dos muitos belos cenários da cidade. Um detalhe curioso é que Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e só foi terminada quase duzentos anos depois.

Leia Também: Conhecendo um pouco de Cusco

Durante os séculos posteriores, Paris passou por prosperidade, guerras, crescimento, pragas e revoluções sem mudar muito suas características até que, em meados do século XIX, sofresse uma grande transformação urbana, deixando de ser uma cidade medieval com ruelas e becos para se tornar uma cidade moderna com grandes vias de circulação. A partir deste período, a expansão econômica e cultural da Cidade Luz foi significativa. Paris era o centro cultural do planeta e exportava sua moda e estilo de vida mundo afora. Por este motivo, se tornou lar de várias personalidades mundiais como o espanhol Pablo Picasso e o brasileiro Alberto Santos Dumont. 

E como um centro cultural de grande vulto precisa de um grande ícone, foi erguido, em 1889, um dos maiores símbolos de Paris, a Torre Eiffel. A torre foi construída por Gustave Eiffel para Exposição Universal de 1889 e é uma das estruturas mais conhecidas no mundo e a mais marcante da paisagem parisiense. É a maior edificação da cidade luz e visitada por inúmeros turistas de todas as partes do mundo.


Continua após publicidade:


Atualmente, Paris é uma metrópole cosmopolita com habitantes, turistas, restaurantes e culturas dos mais variados lugares, o que torna a cidade ainda mais acolhedora. É muito difícil não se encantar com um lugar com tanta história e charme. A capital da França e da moda esbanja beleza e sofisticação sem esconder o passado. Muito pelo contrário, faz do seu passado um charme a mais.


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

A história de um príncipe brasileiro. Paris, a cidade luz As leis devem ser cumpridas. Paris, a cidade luz Cidade do México, capital Asteca. Paris, a cidade luz Independência financeira. Paris, a cidade luz

2 comentários:

  1. Boa tarde, BSN!
    Eu gostei muito de saber da história de Paris.
    Paris do século XIX, foi centro cultural do planeta e a principal cidade da daquela época, como fosse os Estados Unidos de hoje.
    Por isso, o brasileiro Santos Dumont e o espanhol Pablo Picasso decidiram morar em Paris.
    Naquele século, era desejo de qualquer um morar na cidade mais importante do mundo.
    Além de possuir a Catedral mais conhecida naquela, que até virou um ótimo filme: "Corcunda de Notre-Dame" que conhecemos té hoje.
    Eu só não sabia quem tinha construída a Torre Eiffel.
    Obrigado por nos passar essa história da França.
    Fique com Deus e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paris é uma cidade que, além de todo seu charme, tem muita história. E seus pontos turísticos contam um pouco desta história. Obrigado pelo comentário.

      Excluir