O início da Seleção


Como estamos em plena copa do mundo, nada mais justo que falar sobre a seleção brasileira. A história da seleção se mistura com a da copa, uma vez que o Brasil é o único país que participou de todos os mundiais, desde o primeiro em 1930 no Uruguai, e é o maior vencedor de todos.

O primeiro jogo do Brasil na história foi um amistoso, em 21 de julho de 1914, contra o Exeter City, da Inglaterra, no Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro. O Brasil tinha acabado de formar sua federação de futebol e utilizou o amistoso para fazer a estréia do selecionado nacional. Mais tarde, naquele mesmo ano, a seleção ganharia seu primeiro título, a Copa Roca. Um torneio amistoso disputado em jogo único, na cidade de Buenos Aires, contra a seleção argentina. O jogo foi 1 a 0 para o Brasil, que se sagrou campeão da Copa Roca de 1914.

Uma curiosidade é que nessa época o Brasil jogava todo de branco (meião, short e camisa) e não utilizava o distintivo da federação como acontece hoje em dia. O distintivo só passou a ser utilizado na camisa do Brasil no campeonato sul-americano de 1917, jogado no Uruguai e vencido pelos donos da casa. Outra coisa interessante quanto ao uniforme utilizado neste sul-americano de 1917 é que a seleção brasileira jogou dois jogos com camisa vermelha. Isto aconteceu porque o uniforme da maioria dos times era branco e foi necessário um sorteio para decidir qual time jogaria de outra cor (no caso o vermelho) e o Brasil perdeu este sorteio em dois jogos, sendo obrigado a usar o uniforme encarnado nestes embates.

Em 1919, o Brasil recebe sua primeira competição internacional, o campeonato sul-americano realizado, assim como o primeiro jogo da seleção, no estádio do Fluminense Football Club (Laranjeiras) e vencido pelo time canarinho. A primeira Copa América vencida pelo Brasil. Posteriormente, o escrete verde e amarelo venceu mais sete vezes o campeonato, sendo a última em 2007.

Na década de 30, o Brasil participou das primeiras copas do mundo, obtendo como melhor posição o terceiro lugar na copa de 38 na França. Em 1950, chega o que se esperava ser o grande momento para o país do futebol. Com a copa sendo disputada em casa, a seleção tinha tudo para conseguir seu primeiro título mundial. No entanto, o time brasileiro perdeu a final para o Uruguai, no episódio que ficou conhecido como maracanazo, já que a seleção uruguaia calou o Maracanã e o Brasil. Toda euforia dos brasileiros se transformou em decepção com o vice-campeonato. Após essa grande desilusão, algumas mudanças foram feitas na seleção, a principal delas foi a alteração do uniforme todo branco para o meião branco, short azul e camisa amarela, formando o traje que viria a se consagrar junto com o time nas décadas seguintes. A estréia, em mundiais, do novo uniforme aconteceu na copa de 1954.

Como todos sabem, em 1958, o Brasil iniciou sua trajetória de títulos em copas, ganhando, além desta, a de 62, 70, 94 e 2002 e se tornando a seleção mais vitoriosa do mundo. Além dos títulos, o time canarinho participou de sete finais de mundiais e é o único no mundo que disputou todas as copas. Neste mundial, o desejo de toda torcida é que o Brasil mantenha sua trajetória vitoriosa e conquiste mais um titulo. Desta vez em casa, o que seria inédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário