Palácio da Guanabara

Palácio Isabel, hoje Palácio Guanabara, em 1870
Paço Isabel, hoje Palácio Guanabara, em 1870

O Palácio da Guanabara de estilo neoclássico fica localizado no bairro das laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. Começou a ser construído em 1853 e foi adquirido pela família imperial para ser residência da Princesa Isabel e seu marido, o Conde d’Eu, a partir de 1865, época que era conhecido como Paço Isabel. 

A Rua Paissandu, até hoje, conta com dezenas de palmeiras imperiais porque foi ornada para ser a rua de entrada da residência da Princesa. Ela e o marido residiram no Palácio da Guanabara até a proclamação da república. Em 1891, o edifício foi decretado patrimônio do governo federal.


Durante a república, o Palácio da Guanabara foi residência oficial de alguns presidentes brasileiros como, entre outros, Washington Luis e Getúlio Vargas, que residiu no Palácio da Guanabara durante o Estado Novo. Após a transferência da residência presidencial para o Palácio do Catete (que já era sede do governo) em 1946, o Guanabara foi sede da prefeitura do Distrito Federal até a transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília.


Continua após publicidade:

Com a mudança da capital para Brasília, o Palácio da Guanabara passou a ser a sede do antigo estado da Guanabara e foi doado pelo governo federal (presidente Ernesto Geisel) a este estado. Com a fusão, em 1975, entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o palácio se tornou sede do governo fluminense, condição que ocupa até os dias de hoje.


Uma informação curiosa é que o Palácio da Guanabara é objeto de uma das mais longas disputas judiciais no país, entre a União e a Princesa Isabel, e posteriormente seus descendentes. O processo começou a tramitar em 1895 e como podemos ver nas reportagens abaixo durou mais de 120 anos



Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Palácio da GuanabaraTwitter. Palácio da Guanabara

Assuntos que podem te interessar:

2 comentários:

  1. Conheço bem.

    Acho lindo.

    Minha morada no Rio é por aí... Laranjeiras, mais ou menos perto da Hebraica.

    Desconheci a pendenga jurídica.

    Um abraço.

    Gostei.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. O palácio é realmente lindo, além de ter muita história.

      Um abraço.

      Excluir