Casa própria ou morar de aluguel? (parte 2)

Como exposto no texto "casa própria ou morar de aluguel?", comprar um imóvel próprio ou investir o dinheiro para perseguir outros objetivos (mesmo sendo obrigado a alugar uma casa para viver), é uma decisão muito mais interna (pessoal) do que externa (rentabilidade da decisão). Cada um tem que analisar seus objetivos de vida e tomar sua própria decisão.

Muito embora, a grande maioria das pessoas não tenha nenhuma dúvida que comprar a casa própria seja a melhor decisão. Quem opta pelo contrário, está muito bem acompanhado. Warren Buffet, quando jovem, teria escolhido alugar e não comprar uma casa própria, pois, ele queria investir o capital que possuía para ganhar dinheiro (viver de investimentos). Ele explicou para mulher, naquela ocasião, que gostaria de comprar uma casa, mas que isso seria como um carpinteiro vender suas ferramentas (Reportagem da Forbes sobre Buffet na série “When I was 25”). Pois bem, ele tinha outros sonhos antes de comprar a casa própria e, apesar de ter o dinheiro para tal, preferiu morar de aluguel e investir o dinheiro. Para quem não sabe, ele alcançou seus objetivos e é, atualmente, a terceira pessoa mais rica do mundo.
Não quero dizer com isso que quem decide alugar um imóvel, nestas circunstâncias, está correto e nem que vai se tornar um bilionário. Para a maioria das pessoas, acredito que o melhor seja comprar a casa própria. Todavia, também acredito que a alternativa é possível. Por exemplo, uma pessoa que tem R$ 1 milhão e decide investir o dinheiro, não comprando a casa própria, e alugar um imóvel para morar, pode comprar diversas cotas de fundos imobiliários e ter um rendimento mensal que possibilite o pagamento do aluguel de uma casa que custe R$ 1 milhão e, ainda, algum dinheiro sobrando. Fazendo um bom investimento em bons fundos, o investidor pode conseguir uma renda mensal que pague o aluguel e deixe dinheiro sobrando para outros fins.

É muito importante esclarecer alguns pontos sobre a situação acima. O primeiro é que este exemplo é meramente ilustrativo, serve somente para mostrar que em alguns casos pode ser vantajoso viver de aluguel e não ter casa própria. No entanto, qualquer decisão prática, neste sentido, deve ser precedida de bastante estudo e planejamento, inclusive de todas a variáveis que podem surgir e não estão incluídas neste texto. Todo e qualquer investimento tem seus riscos. O segundo esclarecimento é sobre a utilização de fundos imobiliários como o investimento do exemplo. Vários tipos de investimentos e combinações podem ser feitos para conseguir pagar o aluguel e ainda sobrar dinheiro, os fundos imobiliários foram escolhidos por três motivos: 1) rendimento mensal; 2) reajuste pela inflação; e 3) setor imobiliário. O rendimento mensal facilita o pagamento do aluguel que também é mensal. Como o rendimento do fundo, em regra, também é originado de aluguel, ele é reajustado anualmente pela inflação, assim como o aluguel da casa para morar, o que evita a desvalorização do rendimento em relação ao aluguel no passar dos anos. Por último, o investimento também pertence ao setor imobiliário, uma alta ou baixa geral e de grande vulto no setor, a principio, prejudicaria ou aumentaria tanto o rendimento quanto o aluguel pago para morar.

Passando estes esclarecimentos, o que este texto quer demonstrar é que é possível alugar um imóvel sem comprar a casa própria e não perder dinheiro, pelo contrário, até ganhar. Mas, como repetido a exaustão, esta decisão é extremamente pessoal e varia muito de uma pessoa para o outra. Muita gente associa a casa própria com segurança, bem-estar e qualidade de vida, o que torna fácil a decisão de comprar o imóvel, pois, não vai ser qualquer dinheiro extra que vai proporcionar estas coisas, somente a casa própria. Por outro lado, para quem não faz estas associações e não tem como objetivo primário a compra de sua própria casa, vale a pena um estudo sobre o assunto. A pesquisa e a informação serão os melhores conselheiros para esta decisão.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Em muitas situações alugar pode ser vantajoso.

    ResponderExcluir