A padroeira

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira
A Padroeira


Em outubro, mais precisamente no dia de 12 (feriado nacional), é comemorado o dia de Nossa Senhora de Aparecida. Vamos conhecer um pouco sobre a origem da devoção à padroeira do Brasil no interior de São Paulo, um acontecimento que se tornou parte da história de nosso país.
Em 1717, o governante da capitania de São Paulo e Minas estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, enquanto viajava para Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais. 

O povo da cidade para agradar o governante quis oferecer um banquete com peixes da região. No entanto, já fazia algum tempo que os pescadores locais não conseguiam bons resultados no Rio Paraíba, poucos eram os peixes por aquelas semanas.


Mesmo assim, um grupo de pescadores se lançou ao rio em busca de peixes para servir à comitiva do governante que por ali estava de passagem. Todavia, as redes lançadas na água voltavam sempre vazias.


Continua após publicidade:


Depois de horas e já desistindo da pesca, um dos homens pegou em sua rede o corpo, sem a cabeça, de uma imagem de Nossa Senhora, jogou a rede novamente e pegou a cabeça. Os pescadores juntaram os pedaços e deixaram enrolados em um lenço. 


Conta a história, que a partir deste momento, as redes, que nas últimas semanas estavam sempre vazias, voltavam tão cheias de peixes que as embarcações quase afundavam com tanto peso.

Depois do milagre da volta dos peixes ao Rio Paraíba, os moradores locais passaram a rezar sempre para imagem da padroeira do país, que a principio ficou na casa de um dos pescadores. 

Com o crescimento da devoção por Nossa Senhora de Aparecida em toda aquela região, a imagem foi transferida para uma capela e em 1834, com devotos em todo Brasil, foi iniciada a construção de uma igreja maior (a Basílica Velha). 


Por fim, em 1955 teve inicio a construção da atual Basílica de Nossa Senhora de Aparecida. Em 1930, Nossa Senhora de Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil e em 1980 foi decretado oficialmente o feriado do dia 12 de outubro em sua homenagem. 


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A padroeira do Brasil.Twitter. A padroeira do Brasil.

Assuntos que podem te interessar:

3 comentários:

  1. É uma história interessante.
    Tenhos dúvidas sobre o quanto é real, e o quanto é lenda.
    Mesmo aaim eu gosto.
    Uma braço.

    ResponderExcluir
  2. Pena que nao vai cair em dia de smeana!!! kkkkkkkkkkkkkk brincadeirinha! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Temos uma padroeira que não existe historicamente e uma história meio fantasiosa. Entretanto produz efeitos reais na vida da sociedade. Como anda a pesca de peixes na região?
    Antonio Guedes

    ResponderExcluir