Conhecendo um pouco de Barcelona

Imagem da Igreja Sagrada Família, conhecendo um pouco de Barcelona.
Igreja da Sagrada Família, conhecendo um pouco de Barcelona

Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha, segunda maior cidade da Espanha e uma das maiores cidades banhadas pelo mediterrâneo. A história da fundação da cidade é um tanto controversa, existem várias versões e lendas sobre sua origem. Uma destas versões conta que a cidade teria sido fundada pelos cartagineses, quando Aníbal Barca e seu exército passaram por aquela região durante a Segunda Guerra Púnica entre Cartago e Roma. Muitos dizem que o nome da cidade teria relação com o sobrenome de Aníbal, Barca. Outra versão diz que a cidade teria sido fundada também por Cartago, mas pelo pai de Aníbal, Amílcar, com a mesma relação entre o nome da cidade e o sobrenome Barca. Mas, o que se sabe é que o povoamento da região já existia desde da pré-história e a versão mais conhecida é que Barcelona foi fundada pelos romanos no século I a.C.
No entanto, a lenda da fundação de Barcelona por Hércules, 400 anos antes de Roma existir, é possivelmente mais conhecida que todas as versões históricas. Após cumprir o quarto trabalho, o filho de Zeus estava navegando com uma esquadra de nove navios pelo mediterrâneo, quando a nona embarcação desapareceu. Hércules foi procurar o barco e o achou, junto com sua tripulação, onde hoje se encontra a cidade de Barcelona. Como todos estavam encantados com a região, eles resolveram fundar ali uma cidade com o nome de Barca Nona em alusão a embarcação desaparecida que os levou àquele lugar. Esta, segundo a lenda, seria a origem da cidade e de seu nome.

Barcelona, atualmente, é uma cidade moderna, bonita, com belas praias e bem conhecida por sua arquitetura. Um de seus pontos turísticos mais importantes é a Igreja da Sagrada Família (foto acima) que começou a ser construída em 1882 e até hoje ainda não foi concluída. O projeto inicial foi do arquiteto Francisco Villar, que depois foi alterado pelo mais famoso arquiteto catalão, Antoni Gaudí, que começou a trabalhar na obra em 1883 e não largou até sua morte em 1926. Além da Igreja da Sagrada Família, outras obras de Gaudí na cidade dão um estilo próprio à arquitetura de Barcelona.

Além disso, Barcelona abriga um dos times de futebol mais conhecidos do mundo, que tem o mesmo nome da cidade e é um símbolo local, idolatrado por quase todos os moradores da Catalunha. Isto porque o Futbol Club Barcelona é fortemente identificado com o sentimento de nacionalismo e identidade daquela região. Muitos dizem que torcer para o time é algo muito além do futebol e isso pode ser notado no lema do time do Barcelona que é “més que um club” (mais que um clube), representando muito bem o sentimento local por esta agremiação.

3 comentários:

  1. Como não posso ir pessoalmente, faço uma viegem imóvel...
    Adoro.
    Um dia eu vou...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fantástica cidade e Fantástico time de futebol.
    Abraços
    Andreia
    http://detransimulado.blogspot.com.br/
    http://www.calculoimc.net.br/

    ResponderExcluir
  3. Barcelona é fantástica!

    ResponderExcluir