A origem da árvore de natal

Foto da árvore de natal. A origem da Árvore de Natal
Árvore de Natal

Está chegando o fim do ano e com ele o natal. E, com isso, é impossível não lembrar dela, a árvore de natal, uma das maiores tradições desta época. Muitas famílias se reúnem para montar e enfeitar sua árvore de natal em casa. Isso sem falar nas grandes e famosas árvores de natal espalhadas pelo mundo como a do Rockefeller Center em Nova Iorque ou a da Lagoa no Rio de Janeiro. Mas qual será a origem desta tradição de usar a árvore como símbolo do natal?

Muitas civilizações antigas já usavam a árvore como um símbolo de prosperidade e ligação com o divino, uma vez que ela finca suas raízes na terra, mas alonga seus galhos em direção ao céu. Alguns povos antigos do oriente médio já enfeitavam árvores certa época do ano para que seu lar fosse abençoado pelos deuses e muitos outros povos, como gregos e egípcios, associavam alguns tipos de árvores a alguns deuses.


Continua após publicidade:

Na região do Báltico, povos pagãos cortavam pinheiros e os enfeitavam nos moldes das modernas árvores de natal na época do solstício de inverno (22 de dezembro). Alguns acreditam que essa tradição foi passada aos povos germânicos, e após ter sido assimilada pela Igreja Católica e transformada em árvore de natal, foi disseminada por toda Europa, chegando à América com o tempo. Assim, a árvore de natal teria surgido na idade média para transformar uma tradição pagã em um símbolo cristão.


Embora não seja possível garantir que essa realmente foi a origem da árvore de natal, o que se sabe é que povos muitos antigos já enfeitavam árvores certas épocas do ano. Então, não é muito difícil que alguns povos tenham assimilado esta tradição antiga (de um povo mais antigo) e, com pequenas transformações, tenham dado continuidade a este ato de guardar e enfeitar uma árvore para comemorar algo ou abençoar a casa. E essa tradição continuou até se transformar na árvore de natal como conhecemos atualmente, tornando bastante plausível a teoria acima sobre a árvore de natal ser uma tradição herdada de povos pagãos e bastante antigos.

Hoje em dia a árvore enfeitada é um símbolo do natal conhecido no mundo todo e por todos os povos, mesmo por aqueles que não comemoram a data. É usada para marcar o mês natalino, colocar os presentes que serão trocados e enfeitar casas, ruas, escritórios e cidades, tornando alguns lugares mais bonitos ainda nesta época do ano.

Ler também os textos: Papai Noel e Feliz Natal.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A origem da árvore de natal.Twitter. A origem da árvore de natal.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário