Maracanã, o maior do mundo

Foto do estádio do Maracanã, o maior do mundo
Maracanã, o maior do mundo

Criado para sediar a copa do mundo de 1950, o estádio Jornalista Mario Filho, mais conhecido como Maracanã, se tornou um ícone do futebol brasileiro e mundial. O nome oficial é uma homenagem ao jornalista pernambucano, irmão de Nelson Rodrigues, que apoiou e lutou pela construção do estádio na década de 1940.
O Maracanã nasceu grande e ganhou o apelido de “maior do mundo”, pois era o estádio com maior capacidade de público no planeta. A final entre Brasil e Uruguai na Copa de 50, foi assistida por mais de 199 mil pessoas ao vivo, segundo os números da época. Além deste jogo, outros entraram para história do Maracanã pelo público pagante. Em 1963, Flamengo e Fluminense fizeram um jogo para mais de 177 mil pagantes (contam que o número de presentes era de mais de 194 mil pessoas), recorde mundial em jogos entre clubes. E Brasil e Paraguai, nas eliminatórias para Copa de 70, teve público de mais de 183 mil pagantes, recorde entre jogos de seleções. Muitos dizem que este jogo teve mais 201 mil presentes no estádio, mas este número não é oficial.

No final da década de 1990, o estádio do Maracanã foi reformado para o mundial de clubes da FIFA e teve sua capacidade reduzida para cerca de 100 mil pessoas, perdendo o posto, mas nunca o apelido, de maior do mundo. Em 2005, nova reforma no estádio para sediar os jogos pan-americanos de 2007 e nova diminuição de sua capacidade. O estádio do Maracanã diminuía em capacidade de público, mas não em importância e foi palco das festas de abertura e encerramento, além de sediar alguns jogos de futebol na competição.

Em 2010, novamente o Maracanã foi fechado para obras, desta vez visando a copa do mundo de 2014 e assim ficou até 2013, quando foi sede da copa das confederações da FIFA, recebendo as maiores seleções do mundo e campeãs continentais. Na final, o Brasil venceu a Espanha e se sagrou campeão do torneio. As obras visando a copa do mundo de 2014 transformaram o Maracanã em um estádio moderno e confortável, porém novamente foi diminuída sua capacidade, desta vez para cerca de 78 mil pessoas.

Na Copa de 2014, o Maracanã, pela segunda vez, foi palco da final de um mundial. Para a tristeza dos brasileiros, mais uma vez o Brasil não ganhou. O estádio sim, já que entrou para história por sediar duas finais de Copa. Mesmo com a capacidade de público bem menor que antes, o Maracanã parte para um desafio inédito que é participar das olimpíadas. Com tanta história e participação nos maiores eventos esportivos do mundo, só faltavam os jogos olímpicos mesmo para "o maior do mundo" completar o álbum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário