A história do Papai Noel

Papai Noel
Papai Noel

Papai Noel, também conhecido como Pai Natal (Portugal) ou Santa Claus (Estados Unidos), é o bom velhinho que todos os anos, com ajuda de seus elfos e renas, leva presentes para crianças bem comportadas no mundo inteiro. 


Na noite de natal, Papai Noel, com sua barba branca e roupa vermelha, desce a chaminé das casas mundo afora para deixar muitos presentes e alegrar o natal de todos.

Muitos acreditam que a figura do Papai Noel é baseada em São Nicolau, que era arcebispo de uma região turca no século IV. Conta a história que Nicolau costumava ajudar, anonimamente, muita gente com dificuldade financeira, na maioria das vezes, colocando um saco com moedas na chaminé dos necessitados. 


Qualquer semelhança não é mera coincidência. Durante o transcorrer dos anos, a figura de São Nicolau se transformou em um símbolo natalino no velho continente e depois no mundo inteiro.


Continua após publicidade:

Mas ele ainda não era o Papai Noel tal como conhecemos hoje. Na Europa antes do século XIX, Papai Noel era normalmente retratado com roupas eclesiásticas (roupas de bispo, da maneira que se vestia São Nicolau). 


Somente no século XIX é que nasceu, nos Estados Unidos, o Papai Noel de barba branca, roupa vermelha, elfos e renas. 

Muitos dizem que essa visão do bom velhinho foi massificada por volta de 1930, quando um refrigerante utilizou essa imagem em uma grande campanha publicitária. A ideia de um Papai Noel alegre e de roupa vermelha se espalhou e ficou conhecida no mundo todo.


Segundo a lenda, Papai Noel vive em um lugar bem frio no Pólo Norte. Para muitos, este lugar é a Lapônia, região no norte da Finlândia e que fica no circulo polar ártico. 

Lá existe o “Santa Park” (Parque do Papai Noel), uma atração turística local, onde os visitantes podem passear pelo escritório do bom velhinho, conhecer os elfos e todos ajudantes do Papai Noel.


Embora muita gente o considere um símbolo comercial, na verdade, Papai Noel é a imagem da alegria, da bondade e do trabalho em prol dos outros. 

Ele e todos os seus ajudantes trabalham o ano inteiro para alegrar a vida das crianças no natal e em troca quer somente que elas se comportem e sejam boas, ou seja, um bom exemplo para crianças do mundo todo.

Ler também os textos: Árvore de NatalFeliz Natal.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Papai Noel.Twitter. Papai Noel.

Assuntos que podem te interessar:

2 comentários:

  1. Com isso aprendemos entre muitas lições que é maravilhoso ganhar presentes, mas não há sentimento melhor do que presentear, semear alegria nos corações dos outros, compartilhar a esperança de dias melhores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muy buena historia. Saludos desde Lima.

    ResponderExcluir