Assim caminha a humanidade


Foto de um caminho
Assim caminha a humanidade

Muitos dizem que a humanidade vai de mal a pior, que a violência é enorme, a desigualdade social também e que o mundo caminha para o abismo. Mas essas pessoas estão erradas, a começar por incluir a desigualdade social como uma medição que demonstra como a vida piorou para a população do planeta.
A desigualdade social em si não é um problema para humanidade, o problema é a pobreza extrema e a falta de oportunidades para ascender socialmente.  

Por exemplo, se dez pessoas estão na miséria, há igualdade social no grupo, todos são miseráveis. Se quatro delas saem da pobreza extrema, passa a existir a desigualdade, pois, agora, seis são miseráveis e quatro não, isto é um problema? A situação de ninguém ficou pior que antes, apenas a de alguns ficou melhor. E foi isso que aconteceu com o mundo nos últimos séculos.


Continua após publicidade:


Antes da revolução industrial e do nascimento do capitalismo, como conhecemos hoje em dia, mais de 95% da população mundial vivia na miséria. Com os avanços permitidos pelos dois eventos acima destacados, uma parte da população foi deixando a pobreza extrema e criando a desigualdade social. 

Segundo projeções do Banco Mundial, o mundo teria, no ano de 2015, 9,6% da população em situação de miséria, seria a primeira vez na história da humanidade que este número ficaria abaixo de 10%. Uma incrível melhora na situação de todo o planeta, o que demonstra como a humanidade melhorou e continua melhorando ano após ano, ao contrário do que muitos dizem e da desigualdade surgida.


Hoje o mundo é muito melhor do que pode ter sido em qualquer outra época. Violência? Na Antiguidade, as pessoas iam ao estádio para ver seres humanos se mutilando e se matando em uma luta ou animais devorando cristãos simplesmente por sua fé. 

Na Idade Média, as vilas e cidades eram invadidas e saqueadas a toda hora. Espancamentos, estupros, mortes e roubos eram frequentes. Com pouco conhecimento de história é possível observar que a violência já foi muito pior que hoje. 

Atualmente, temos cidades e casas infinitamente mais seguras do que já foram séculos atrás. O mundo melhorou em todos os aspectos, embora muita gente não note.


Continua após publicidade:


A evolução da tecnologia, saúde, saneamento (e outras milhares de coisas) permitiu que uma pessoa normal, na atualidade, tenha uma qualidade de vida muito superior que um nobre riquíssimo da idade média. Atualmente, a maioria da humanidade vive muito melhor do que quase todo mundo na história da terra viveu.

E isso acontece justamente porque o mundo está evoluindo, aos poucos, passo a passo, para o fim da miséria, que somado ao avanço tecnológico e maior integração e comércio entre os povos, faz com que o nosso planeta fique cada vez melhor, permitindo uma vida cada vez melhor para os seus habitantes. Alguns ainda discordam disso, mas os fatos e os números estão ai para mostrar a verdade.

3 comentários:

  1. Olá,
    Você levantou questões muito interessantes no seu texto, coisas que eu não poderia analisar só num comentário.
    Então eu tomei a liberdade de me basear na sua postagem para escrever um texto, onde faço algumas considerações e discordo de alguns pontos levantados. Abaixo segue o link, caso seja do seu interesse acompanhar.
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Assim caminha a humanidade... para pior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir, gosto muito de seus comentários e opiniões, embora não concorde com algumas coisas, o que acaba tornando estas opiniões mais interessantes ainda, pois, acredito que a divergência, o contraponto é muito importante para o debate de ideias. E agradeço a você por dar este outro lado em algumas coisas que escrevo, proporcionando a todos um aprendizado maior. Como disse antes, não concordo com algumas de suas opiniões como as manifestadas no seu texto, mas, sua maneira civilizada e educada de expô-las só engrandece o debate. Acho que a partir das visões divergentes expostas, o leitor fica um pouco mais informado para formar sua própria opinião sobre o assunto. Grande Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado meu caro.
      Concordo com suas palavras, acredito bastante no debate e na troca de ideias de forma educada para se chegar ao conhecimento.
      Parabéns pelo seu trabalho aqui.

      Excluir