O Haka e o Rugby

Neste momento está acontecendo o Campeonato Mundial de Rugby na Inglaterra. O esporte é pouco conhecido e pouco praticado aqui no Brasil, mas uma coisa não deixa de chamar muita atenção de todos, incluindo os que não conhecem o esporte: o Haka da equipe da Nova Zelândia.
A Nova Zelândia é um dos melhores times de rugby do mundo. Conhecido como “All Blacks” (todos de preto), o time que usa camisa e short da cor preta, faz uma dança antes de suas partidas, que já se tornou um show à parte.

Esse show é o Haka, uma dança tradicional dos Maoris, povo indígena da Nova Zelândia. Um dos objetivos da dança é intimidar a tribo inimiga antes de uma batalha e os jogadores de rugby, seguindo esta tradição, intimidam seus adversários antes de cada partida.

Os “All Blacks” tornaram o Haka famoso no mundo inteiro e um espetáculo à parte para quem vai assistir a um jogo de rugby do selecionado neozelandês. Veja abaixo uma apresentação contra a França nesta Copa do Mundo de 2015:






2 comentários:

  1. O mais interessante é ver o time adversario assistindo a ao Haka e respeitando!

    ResponderExcluir
  2. Saudações,
    Eu gosto muito de rugby e estou acompanhando a Copa do Mundo da modalidade. Tem tidos jogos emocionantes, como Austrália e Escócia ontem, que fizeram um jogo de arrepiar.
    O time da Nova Zelândia é realmente uma atração à parte, e eu me pergunto a razão desse esporte não ter vingado no Brasil, como na Argentina e no Uruguai, que tiveram suas seleções no campeonato.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir