Capitalismo vs. Socialismo

O vídeo abaixo mostra um embate entre o Capitalismo e o Socialismo na forma de um debate de ideias. representando o Capitalismo, Roberto Campos, economista, diplomata e político, que foi um dos mais persistentes defensor do liberalismo no Brasil. Do outro lado, representando o Socialismo, Luís Carlos Prestes, militar e político, que foi provavelmente o mais notório defensor do comunismo em nosso país.

Uma observação importante é que o debate foi realizado no ano de 1985, quando ainda existia a União Soviética, os países do leste europeu eram comunistas e a Alemanha era dividida em ocidental (capitalista) e oriental (comunista).
Importante notar que o Socialismo nestes países entrou em colapso poucos anos depois, como previsto por Campos, e que os países dados como exemplo de melhora devido ao capitalismo liberal, como Singapura, continuaram crescendo e dando uma vida de melhor qualidade para sua população.




Um comentário:

  1. Olá,
    Gostaria de deixar aqui o link de uma postagem que tem a ver com a afirmação de Bob Fields, ou Roberto Campos para nós.
    Afinal, Singapura é um perfeito modelo de economia liberal?
    Muito pelo contrário... Segundo o economista sul-coreano Ha-Joon Chang, professor da prestigiosa Universidade de Cambridge, o sucesso (relativo) de Singapura se dá apesar da economia neoliberal, e não por causa dela. Talvez existam poucos países no mundo onde a intervenção estatal na economia seja mais evidente.
    Veja aqui: "Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?" http://panoramicasocial.blogspot.com.br/2013/08/singapura-exemplo-de-sucesso-neoliberal.html
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir