O isolamento está correto?


Médico. O isolamento está correto?
O isolamento está correto?

Como todos sabem, o Brasil e o mundo têm passado por momentos difíceis nos últimos meses devido à pandemia. Para evitar o colapso do sistema de saúde com superlotação de hospitais, foi adotado por muitos países um protocolo de distanciamento e isolamento social. Aqui no Brasil todos os serviços não essenciais foram fechados e as pessoas devem ficar isoladas em casa o máximo que puderem.


Esse isolamento existe com um único propósito que não é achar a cura, até porque ninguém sabe se um dia esse problema terá cura. Também não é a fabricação da vacina, pois também não há como ter certeza se um dia existirá tal vacina e quando isso ocorrerá (ou se essa vacina será eficiente).


Continua após publicidade:


O único propósito do isolamento social é evitar o colapso do sistema de saúde, como dito no começo deste texto. É evitar que todos sejam contagiados ao mesmo tempo e muitos precisem ser internados nos hospitais, provocando superlotação e morte de pessoas que não puderem ser atendidas.

Assim, os governos que decretaram o isolamento tem o dever de manter o povo informado da situação do sistema de saúde, informando quantos leitos o sistema de saúde possui, quantos estão ocupados e quantos estão ocupados por pacientes vítimas dessa pandemia. E isso deveria ser informado de maneira clara diariamente, mas não é.

Os governos tiveram de três a quatro meses para se organizar e preparar o sistema de saúde para o presente caso e o que fizeram? Praticamente nada, existem vários hospitais de campanha que sequer estão prontos e, pelo andar da carruagem, não ficarão prontos antes do pico da doença e podem se tornar, como é comum no nosso país, dinheiro público jogado fora.

Além disso, a corrupção anda a mil, várias investigações apontando o desvio de milhões de reais que seriam para o combate à pandemia direto para o bolso de políticos inescrupulosos que lucram com o sofrimento alheio.

E com essa enorme circulação de dinheiro público e facilidade para corrupção (nem licitação é necessária nesses tempos de calamidade), você acha que muitos políticos querem o fim do isolamento ou preferem manter a situação atual e lucrar muito com isso?


Por isso é tão importante a transparência das informações do sistema de saúde. Todos precisam saber exatamente o que está acontecendo, não basta um político falar que está tudo ocupado, tem que mostrar que estão e por pacientes ligados à pandemia, pois é fato notório que os hospitais públicos em nosso país sempre foram lotados, com filas de espera e pacientes jogados nos corredores, e isso muito antes de qualquer pandemia.


Continua após publicidade:


Todos devem poder acompanhar sem qualquer dificuldade os números de internação em seus estados, os números de internações referentes à pandemia e os números totais de leitos disponíveis no sistema de saúde. E o governo não deve só jogar os números no ar, mas divulgá-los de maneira clara e fácil de encontrar, para que qualquer um possa vê-los e entendê-los sem dificuldade. Assim, todos terão condições de analisar e saber até quando o isolamento é realmente necessário, se está funcionando ou se está somente servindo de farra para os políticos corruptos se esbaldarem com a tragédia de mortos, doentes, desempregados e falidos enquanto eles ficam mais ricos.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. O isolamento está correto?Twitter. O isolamento está correto?

Assuntos que podem te interessar:

Um comentário:

  1. Os números estão jogados apenas no ar como forma de estimular o pânico e não para acalmar a população. É frustrante. Informações divulgadas de maneira clara seriam muito úteis inclusive na hora de se dirigir a determinado hospital em caso de necessidade. Mas como disse, ao que parece, não há qualquer pressa em resolver o problema de forma eficiente. Triste.

    ResponderExcluir