A bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil. Bandeira Imperial e atual
A bandeira do Brasil. Bandeira Imperial e atual.

A primeira bandeira oficial do Brasil nasceu após a independência do país, a bandeira imperial. Ela era bem semelhante a atual, alterando somente o Brasão de Armas do Império pelo circulo azul com a faixa branca.


Continua após publicidade:


Muitos dizem que a Imperatriz Leopoldina teve grande influência na elaboração da bandeira imperial do Brasil, sendo o verde a cor da família Bragança de Dom Pedro I e o amarelo a cor da família Habsburgo de Dona Leopoldina.

A bandeira imperial do Brasil
Bandeira Imperial do Brasil

O brasão de Armas do Império foi desenhado pelo francês Jean-Baptiste Debret a pedido do imperador Dom Pedro I e colocado no centro da bandeira do Brasil, dentro do losango amarelo como é possível observar na foto acima.

Leia um santo na fundação do Brasil

Após a Proclamação da República, a bandeira do Brasil foi alterada e foi substituído o Brasão das Armas do Império pelo circulo azul estrelado e a faixa branca com os dizeres: Ordem e Progresso.

A bandeira atual do Brasil
A bandeira do Brasil

O circulo azul com as estrelas reflete o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República, e as estrelas representam os estados do Brasil e o Distrito Federal.


Continua após publicidade:


O lema “Ordem e Progresso” é inspirado na frase “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” que é o lema do positivismo e foi formulada pelo filósofo francês Auguste Comte.


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

A história de um príncipe brasileiro. A bandeira do Brasil As leis devem ser cumpridas. A bandeira do Brasil João Pessoa. A bandeira do Brasil Independência financeira. A bandeira do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário