Como acabar com as fake news?

Pensando coisas: Fake news
Como acabar com as fake news?

Como acabar com as fake news? Essa pergunta tem sido repetida à exaustão nos últimos tempos, já que existe uma cruzada contra informações falsas na internet, o que é ótimo. Obviamente acabar com as fake news é uma boa ideia, mas isso é válido a qualquer preço?


A proposta mais falada para se acabar com as fake news é a existência de checagem das informações, onde agências independentes fariam a conferência das informações nas redes sociais e diriam se aquilo é verdadeiro ou não. E com bases nessas checagens a informação poderia circular livremente ou não.


Continua após publicidade:


O grande problema dessa proposta para acabar com fake news é quem decide o que é a verdade ou não. Dar poder para uma pessoa ou grupo de pessoas para definir o que é verdadeiro e o que é falso, não pode acontecer em uma democracia, pois é censura e autoritarismo. Afinal nem sempre a verdade é exata, muitas vezes ela é subjetiva e a verdade de um não é a de outro.


A democracia é livre e barulhenta, com muitas verdades e até mentiras. Só em uma ditadura existe uma única verdade definida por uma pessoa ou seu grupo. A civilização democrata evoluiu para privilegiar a liberdade individual e de expressão e evitar esse tipo de concentração de poder na mão de uma pessoa ou grupo. Decidir o que é verdade ou não é um poder muito grande e coisa de regimes autoritários.

Portanto, o menor dos males nesse caso são as fake news, melhor elas do que a censura e o autoritarismo. É sempre melhor a democracia e a liberdade do que o contrário. Dito isto, o problema das fake news persiste, como acabar com elas? A resposta é responsabilidade individual, educação e a verdade.


Continua após publicidade:


Campanhas educacionais para mostrar a todos que muita coisa que é divulgada nas redes sociais não é verdadeira, responsabilidade de cada um para não repassar o que não se tem certeza que é verdade e exposição da verdade com fontes e informações para se combater a mentira.


É bom lembrar que muitos que defendem a censura ou controle das fake news na internet não estão preocupados com notícias falsas, mas sim com verdadeiras que eles poderão abafar com o pretexto de acabar com as fake news. Deixar alguma pessoa ou grupo controlar o que é verdade ou não pode ser um duro golpe na democracia e na liberdade de nosso povo.


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

O que você faria com um milhão. Como acabar com as fake news Brasileiro e a corrupção. Como acabar com as fake news Impunidade e criminalidade. Como acabar com as fake news Casa própria ou morar de aluguel. Como acabar com as fake news

2 comentários:

  1. A liberdade deve ser o bem maior nessa disputa

    ResponderExcluir
  2. Excelentes observações! Melhor que não haja limites do que o posicionamento único!

    ResponderExcluir