Você é intolerante?

Pensando coisas: Tolerância. Você é intolerante?
Você é intolerante?


Atualmente, e já há algum tempo, tem sido muito comum algumas pessoas chamarem outras de intolerantes. Mas será que essas pessoas assim chamadas são intolerantes? E será que quem as chama assim também não são?


Tolerante é aquela pessoa que aceita, suporta algo com que não concorda. Então, ninguém é tolerante com aquilo que concorda. Para saber se você é ou não intolerante é necessário analisar uma situação que você não concorde ou até te desagrade.


Continua após publicidade:


A tolerância é o ato de aceitar outras pessoas pensarem e agirem diferentemente de você, especialmente se aquele pensar ou agir te desagrada de alguma maneira. É pensar como naquela famosa e antiga frase muitas vezes atribuída a Voltaire: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizê-las”.

Muitas vezes, quando alguém chama outra pessoa de intolerante, na verdade o que é possível observar é que essa pessoa está chamando o outro pelo o que ela mesma é, e está sendo intolerante com o pensamento e opinião de terceiro.


Quando alguém diz que não quer mais manter relações de amizade com quem defende ideias politicas X ou Y ou apoia político Fulano ou Ciclano, essa pessoa está sendo extremamente intolerante e antidemocrática.


Continua após publicidade:


A democracia é baseada na tolerância, na mistura e até certa confusão de ideias, na alternância de poder entre diferentes correntes políticas, na liberdade individual e de expressão de todos. Se você não tolera que alguém possua pensamento diferente do seu, talvez, na realidade, você não tolere a democracia...


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

O que você faria com um milhão. Você é intolerante? Brasileiro e a corrupção. Você é intolerante? Impunidade e criminalidade. Você é intolerante? Casa própria ou morar de aluguel. Você é intolerante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário