Pok ta pok, o futebol Maia

Campo de pok ta pok em Chichén Itzá.  Pok ta pok, o “futebol” Maia
Campo de pok ta pok em Chichén Itzá.  O “futebol” Maia

Pok ta pok era um esporte popular praticado pelos povos mesoamericanos em eras pré-colombianas. Muitos dizem que esse esporte era para o povo Maia o que é o futebol para o nosso povo hoje.

Leia a história do barão negro

Dois times se enfrentavam em um campo com paredes nas duas laterais, em cada parede havia uma espécie de aro, como no basquete só que na vertical, como é possível ver na foto abaixo.

O aro de pok ta pok em Chichén Itzá.  O “futebol” Maia
O aro de pok ta pok em Chichén Itzá.  O “futebol” Maia

O objetivo do jogo, o “gol”, era jogar a bola dentro daquele aro, o time que fizesse o gol primeiro, ganhava o jogo.

Leia uma princesa e a independência

Muitas cidades Maias tinham um campo de pok ta pok, o maior e mais conhecido é o de Chichén Itzá. Esse campo seria o “Maracanã” deles, onde os jogos mais importantes, as “finais”, seriam disputadas.

Nesses jogos importantes, o capitão do time vencedor muitas vezes não levantava a taça e sim era sacrificado como oferenda aos deuses.

Leia a primeira mulher militar no Brasil

Sim, do time vencedor. Os Maias não queriam oferecer aos deuses o perdedor, o vencedor é que era uma oferenda digna. E o capitão, líder do time, normalmente representava seus colegas nessa empreitada.


Continua após publicidade:


Para os Maias ser sacrificado como vencedor no Pok ta pok era uma honraria e os times lutavam bravamente por esse “troféu”.

Leia sobre a capital Asteca 

O campo de Chichén Itzá pode ser visitado por turistas que vão à antiga cidade Maia.


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

A história de um príncipe brasileiro. Pok ta pok, o futebol Maia Casa própria ou morar de aluguel. Pok ta pok, o futebol Maia Paris, cidade luz. Pok ta pok, o futebol Maia Independência financeira. Pok ta pok, o futebol Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário