Tiwanacu, o povo que dominou a América do Sul por séculos

Foto da Cidade de Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos
Foto da Cidade de Tiwanacu, o povo que dominou a América do Sul por séculos

"Tiwanacu, o povo que dominou a América do Sul por séculos" conta a história do povo da cidade de Tiwanacu, que existiu entre os anos 1500 AC até 1000 DC, onde é atualmente a Bolívia, perto do lago Titicaca.


Especula-se que a cidade de Tiwanacu começou como uma pequena vila agrícola às margens do lago Titicaca e que foi crescendo devido a uma avançada técnica de agricultura para época e sua cultura e religião a frente de seu tempo.


Continua após publicidade:


A agricultura moderna fazia a cidade enriquecer e sua cultura e religião a tornavam respeitada em toda região. Alguns dizem que a partir de 300 AC, a cidade se tornou um centro moral e religioso com muitas peregrinações vindas de outras regiões.


Mas foi a partir do ano 300 DC que a cidade passou a se tornar um império expandindo seus domínios através de sua cultura, de seu rico comércio e, quando isso não bastava, através da força.

Seus domínios se estenderam por boa parte dos Andes ocupando territórios que hoje fazem parte do Peru, Bolívia e Chile.


A cidade de Tiwanacu assim se tornou uma capital de um vasto império e muitos especulam que chegou a ter cerca de 40 mil habitantes no seu centro urbano. Existem especulações que esse número pode ter passado de 200 mil habitantes no auge dessa civilização.

Foto da Porta do Sol em Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos
Porta do Sol em Tiwanacu, o povo que dominou a América do Sul por séculos

Até o ano 1000 DC os Tiwanacus reinaram absolutos em seu território, fazendo sua elite cada vez mais rica e poderosa.


No entanto, nesse período, por volta do ano mil, começou a queda dessa civilização, ninguém sabe ao certo o motivo, mas uma teoria seria que uma grande e prolongada seca devastou a agricultura Tiwanacu, sua grande fonte de riqueza e poder, fazendo com que a cidade perdesse pouco a pouco seus domínios, ficasse cada vez mais pobre, até ser abandonada.


Continua após publicidade:


Muito da cultura Tiwanacu pode ser percebida em outra grande civilização que surgiu após seu fim e reinou nos Andes nos séculos seguintes: os Incas.


Compartilhe o texto:



Assuntos que podem te interessar:

A história de um príncipe brasileiro.Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos Casa própria ou morar de aluguel. Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos Cidade do México, capital Asteca. Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos Independência financeira. Tiwanacu, um povo que dominou a América do Sul por séculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário