O Brasil holandês

 

O Brasil holandês
O Brasil holandês


"O Brasil holandês" conta a história da Nova Holanda, colônia que no seu auge se estendia do Sergipe até o Maranhão e provocou grandes mudanças no nordeste brasileiro do século XVII.

Leia a primeira mulher militar no Brasil

A colônia holandesa ocupou grande parte do nordeste brasileiro entre 1630 e 1654, tendo como principais cidades: Nieuw Amsterdam (atual Natal), Frederikstad (atual João Pessoa) e Mauritsstad (atual Recife), capital da Nova Holanda. 


Continua após publicidade:



A Nova Holanda alcançou seu auge no governo de Maurício de Nassau, onde viveu uma época de prosperidade cultural e econômica.

Leia o santo que fundou o Brasil

Durante esse período, a atual cidade de Recife se transformou de uma vila de pescadores em uma das melhores cidades do continente com muitos sobrados, palácios, pontes, jardim botânico, jardim zoológico, lojas, armazéns, igrejas de diversas religiões, incluindo a primeira Sinagoga das Américas, Sinagoga Kahal Zur Israel, fundada em 1637.

Era comum encontrar estrangeiros das mais diversas procedências e religiões na Nova Holanda, o governo de Nassau pregava a liberdade ao culto religioso e incentivava a imigração.

Leia a princesa por trás da independência

No entanto, muitos colonos portugueses no nordeste brasileiro, alguns donos dos grandes engenhos de cana, não estavam satisfeitos com o domínio estrangeiro sobre suas terras e continuaram lutando para restaurar a soberania de Portugal na colônia.

Leia a revolta dos escravos

Essa luta cresceu em 1645 com a insurreição pernambucana, quando 18 líderes portugueses na região assinaram um documento no qual se comprometiam a lutar contra o domínio holandês.  


Continua após publicidade:



Após alguns anos e várias batalhas, os portugueses alcançaram seu objetivo em 1654, expulsando os holandeses do nordeste brasileiro.

Leia a história do barão negro no Brasil

A briga entre Portugal e Holanda não acabou com a expulsão desses últimos do nordeste. Ao longo dos anos seguintes foram assinados tratados com indenizações e cessões de territórios entre esses dois países para que a Holanda reconhecesse a soberania de Portugal no Brasil.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. 125 anos, o processo mais antigo do Brasil.Twitter. 125 anos, o processo mais antigo do Brasil.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário