Brasileiros na primeira guerra

Placa sobre a missão médica brasileira. Brasileiros na primeira guerra
Placa em Paris lembrando a contribuição brasileira na primeira guerra
Brasileiros da primeira guerra.

É pouco conhecido entre os brasileiros, mas o Brasil foi um dos únicos países latino americanos a participar da primeira grande guerra mundial que durou de 1914 a 1918.

Leia sobre a compra do Acre

No começo da primeira guerra o Brasil preferiu se manter neutro e não ingressou no conflito ao lado dos aliados de França, Inglaterra e EUA, até mesmo porque a Alemanha era um dos principais parceiros comerciais do país.


Continua após publicidade:

No entanto, a política alemã de atacar qualquer navio que seus submarinos encontrassem, inimigos ou neutros, causava enormes manifestações no país, ainda mais quando brasileiros morriam nesses ataques.

No ano de 1917 vários navios brasileiros, muitos mercantes levando café exportado, foram atacados, gerando uma pressão muito grande sobre o governo, que confiscou 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros e declarou guerra à Alemanha.

Leia a história de um barão negro no Brasil

Entrando na primeira guerra mundial, o Brasil enviou sargentos e oficiais para servirem junto ao exército francês, aviadores do exército e da marinha para se juntarem a Força Aérea Real inglesa, profissionais de saúde civis e militares para atuar nos hospitais de campanha e a esquadra brasileira da marinha ficou com a responsabilidade de patrulhar o Atlântico Sul a procura de submarinos inimigos.

Na Rua Vaugirard, em Paris, foi instalado o hospital brasileiro que recebia principalmente os soldados franceses feridos na guerra. A placa da foto acima está lá, onde era o hospital, para lembrar a contribuição brasileira na primeira guerra e a missão médica enviada.


Continua após publicidade:

O hospital brasileiro se notabilizou por sua excelência e continuou atendendo a população parisiense durante o surto de gripe espanhola após o fim da guerra, sendo extinto em 1919.

Como ficaram conhecidos pelo seu excelente trabalho, muitos dos profissionais de saúde receberam convite para continuar trabalhando na França, mas a maioria retornou ao Brasil com o fim da missão brasileira na primeira guerra mundial.

Leia a história dos escravos japoneses

Os brasileiros na primeira guerra tiveram uma atuação pequena, mas bastante importante e, como visto na foto acima, foram homenageados e são lembrados até hoje com a placa na cidade de Paris.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Brasileiros na primeira guerra.Twitter. Brasileiros na primeira guerra.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário