Porto Rico é um país?

Mapa de Porto Rico
Porto Rico é um país?

Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos, o que significa que ele é um território americano, mas não faz parte do país, não é um estado.

Leia a compra do Alasca

De maneira bem resumida e superficial, Porto Rico funciona como um estado americano, mas sem deputados e senadores no Congresso dos Estados Unidos (só com um representante sem direito a voto em geral) e sem poder votar nas eleições presidenciais.

Isso acontece porque as eleições presidenciais americanas são decididas por um Colégio Eleitoral formado pelos estados do país e só esses participam do processo eleitoral.



Continua após publicidade:

No mais, Porto Rico se assemelha muito a um estado americano como dito acima, sua população escolhe seu governador e legisladores locais, a moeda em circulação é o dólar, políticas externas e federais são americanas, os porto-riquenhos são nacionais americanos e tem os mesmos deveres e obrigações que qualquer outro cidadão do país.

Leia sobre a Igreja da Pampulha

Como Porto Rico foi colônia espanhola até 1898, o local provavelmente é o território americano com maior cultura e costumes latinos, com forte influência espanhola até no idioma falado na ilha.

Durante a guerra de independência de Cuba, foi travada a guerra hispano-americana, com os EUA vencendo os espanhóis no Caribe e no Pacífico. Em decorrência dessas vitórias, em 1898, foi assinado o Tratado de Paris para terminar a guerra, com a Espanha cedendo algumas de suas colônias aos americanos, entre elas, Porto Rico.

Leia a história da Estátua da Liberdade

Dessa maneira, Porto Rico se tornou um território americano, mas manteve muito de sua origem latina. Além de ter uma das cidades mais antigas das Américas e a mais antiga dos Estados Unidos estabelecida por europeus, San Juan, fundada em 1521 pelos espanhóis.



Continua após publicidade:

Nos últimos tempos vem crescendo em Porto Rico a vontade de deixar de ser um território e se tornar o 51º estado americano.

Em 2017, foi realizado um plebiscito na ilha caribenha com as opções de se tornar independente, continuar território ou se tornar estado americano. E o “se tornar estado” venceu com ampla vantagem, embora o número total de eleitores do plebiscito tenha sido pequeno.

Leia a compra do Acre

Para Porto Rico se tornar o 51º estado americano e tenha direito a deputados e senadores no Congresso americano e participar do Colégio Eleitoral que escolhe o presidente do país, essa transformação tem que ser aprovada pelo Congresso dos EUA.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Porto Rico é um país?.Twitter. Porto Rico é um país?.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário