A Catedral de Brasília

Fotos da Catedral de Brasília
A Catedral de Brasília
 

A Catedral de Brasília, ou Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, é o edifício sede da Arquidiocese da Igreja Católica de Brasília.

Planejada junto com o Distrito Federal nas décadas de 50 e 60, a Catedral, com suas colunas de concreto, é tida por muitos como a obra-prima do trabalho de Oscar Niemeyer.

Leia sobre o Palácio da Guanabara

Para muitos o desenho do prédio remonta a coroa de espinhos de Jesus Cristo, para outros simboliza mãos estendidas em forma de súplica.

A construção da Catedral de Brasília começou em 1958. O local da construção foi escolhido por Lúcio Costa para ficar fora da Praça dos Três Poderes, simbolizando a laicidade do Estado, e valorizar o monumento.

Leia sobre a Igreja da Pampulha

No entanto, com o fim do governo Kubitschek em 1961, a obra foi parada por falta de fundos, existindo na época uma grande polêmica sobre o Estado pagar por uma obra religiosa.



Continua após publicidade:

Embora alguns digam que a ideia de Kubitschek era que a Catedral de Brasília fosse uma igreja ecumênica aberta a todas as fés e paga com o dinheiro do Estado, não havia mais fundos destinados ao edifício pelos governos seguintes, ficando a obra parada durante um bom tempo.

A história da Estátua da Liberdade

Assim, para que a Catedral de Brasília saísse do papel de vez e não fosse abandonada, o prédio foi entregue para Igreja Católica para que esta financiasse e concluísse a obra.

Desta forma, somente em 1970, as obras foram concluídas e a Catedral de Brasília inaugurada pelo Cardeal Dom Eugênio Sales.

Leia a compra do Acre

Atualmente, o lindo edifício localizado na Esplanada dos Ministérios, além do caráter religioso, é um importante ponto turístico do Distrito Federal.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A Catedral de Brasília.Twitter. A Catedral de Brasília.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário