Esperanto, a língua mundial

Unua Libro. Esperanto, a língua mundial
Unua Libro. Livro de Esperanto, a língua mundial.

O esperanto foi criado para ser uma língua mundial, uma espécie de segundo idioma de todos os países do mundo, para que todos pudessem se comunicar com facilidade.

A fundação de Roma

Por exemplo, no Brasil se falaria português e esperanto e na Coréia coreano e esperanto. O brasileiro e coreano não teriam qualquer dificuldade em se comunicar já que os dois falariam uma língua universal comum como segundo idioma.

Casa própria ou morar de aluguel?

O esperanto foi criado em 1887 pelo médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, com a intenção de auxiliar na comunicação de pessoas que tinham idiomas diferentes.


Continua após publicidade:

Quando Zamenhof era criança percebeu que na sua região da Polônia existiam pessoas que falavam as mais diversas línguas e não conseguiam se comunicar direito umas com as outras. Assim, ele teve a ideia de criar um idioma auxiliar para resolver esse problema.

O último imperador do Brasil

O tempo foi passando, a criança se tornou adulto e foi estudar medicina em Moscou. Quando retornou a Polônia, já médico, aperfeiçoou o idioma que começou a criar ainda criança e lançou, em 1887, o primeiro livro com regras gramaticais, pronuncia e vocabulário do esperanto.

A revolta dos escravos

Depois desse livro que foi lançado em russo, foram lançados outros nos mais diversos idiomas e o esperanto começou a crescer e atingir o mundo.

A princesa flor do Brasil

Alguns dizem que hoje o mundo teria cerca de dois milhões de pessoas que falam esperanto. Apesar desse número, o idioma não se tornou uma língua universal auxiliar para acabar com problemas de comunicações entre pessoas de idiomas diferentes nos mais diversos lugares do mundo.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Esperanto, a língua mundial.Twitter. Esperanto, a língua mundial.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário