A guerra dos primos

Trincheira da 1ª guerra. A guerra dos primos
A guerra dos primos

A primeira guerra mundial foi devastadora e deixou uma grande destruição pela Europa, o que muita gente não sabe é que algumas figuras principais dessa guerra eram da mesma família.

Brasileiros na primeira guerra

O Rei da Inglaterra George V (avô da atual Rainha Elisabeth) era primo-irmão do Kaiser da Alemanha Guilherme II. Guilherme era o neto mais velho da Rainha Vitória da Inglaterra, filho do Imperador alemão Frederico III com a Princesa inglesa Vitória, irmã do pai de George.


Continua após publicidade:

Outro parente dos dois era o Czar russo Nicolau II que era casado com Alexandra, prima-irmã de George e Guilherme, também neta da Rainha Vitória. Além disso, Nicolau era primo-irmão de George por parte de mãe, suas mães eram irmãs e princesas da Dinamarca.

A compra do Alasca

O Imperador Guilherme sempre teve um relacionamento um pouco complicado com sua mãe e o irmão dela, Eduardo VII da Inglaterra. E nunca foi muito próximo de seu primo, o Rei George V.

Por outro lado, as Princesas dinamarquesas (que se tornaram Rainha inglesa e Imperatriz russa) sempre foram muito próximas, e sempre se encontravam, fazendo com que seus filhos George V e Nicolau II tivessem realmente uma relação de primos.

A princesa flor do Brasil

Isso pode ter facilitado para que Guilherme e a Alemanha ficassem de um lado da guerra e George e Nicolau (Inglaterra e Rússia) de outro. Embora os três fossem parentes próximos, a relação entre o último Imperador alemão e sua família britânica não era das melhores.

Uma curiosidade dessa época é que grande parte da monarquia europeia tinha algum grau de parentesco com a Rainha Vitória, avó do Rei George V, que ficou conhecida como a “avó da Europa”.


Continua após publicidade:

Eram seus parentes, por sangue ou casamento, além do Imperador alemão Guilherme II e a Imperatriz russa Alexandra (esposa do Czar Nicolau II), as Rainhas Vitória da Espanha, Maria da Romênia, Sofia da Grécia, a Princesa Margarida da Suécia, Haakon VII da Noruega, Jorge I da Grécia, Frederico VIII da Dinamarca, Alberto I da Bélgica, Fernando I da Bulgária e Carlos I e Manuel II de Portugal.

O último imperador do Brasil

Outra curiosidade é que a mãe do Príncipe Philip (Duque de Edimburgo e marido da atual Rainha da Inglaterra, Elisabeth) era princesa da Grécia e Dinamarca por casamento e bisneta da Rainha Vitória, assim como George VI, pai da Rainha Elisabeth.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A guerra dos primos.Twitter. A guerra dos primos.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário