A origem da palavra baderna

 

Cartaz de apresentação de Maria Baderna. A origem da palavra baderna
Cartaz da apresentação de Baderna


A palavra baderna foi incorporada ao nosso vocabulário no século XIX, quando uma bailarina italiana se mudou para o Brasil e incorporou danças africanas a suas apresentações.

A revolta dos escravos

Maria Baderna, ou Marietta Baderna, era uma bailarina italiana que dançava no Teatro Alla Scala de Milão e se apresentava em várias partes da Europa, tendo temporada de sucesso na Inglaterra.

Maria era envolvida em política junto com seu pai e a corrente que eles apoiavam foi derrotada na revolução de 1848, o que a obrigou a deixar a Itália, seu país.

A princesa flor do Brasil

Assim, no meio do século XIX, Maria Baderna desembarcou no Brasil e começou a fazer suas apresentações de danças por aqui.


Continua após publicidade:

Com o tempo, a dançarina, que apreciava assistir as danças africanas dos escravos brasileiros, foi incorporando o que via a suas apresentações e isso escandalizou a sociedade escravocrata do século XIX.

Ter independência financeira?

No entanto, as apresentações de Maria ganharam fãs nas camadas mais baixas e liberais da sociedade, fazendo enorme sucesso nesse setor social. 

Esses seguidores da dançarina eram tidos por muitos como escandalosos e barulhentos e chamados de badernistas.

Não levou muito tempo para baderna ser associada à bagunça ou confusão e fazer parte do vocabulário do brasileiro.

A história de um barão negro

Maria Baderna viveu o resto da sua vida no Rio de Janeiro, morrendo aos 64 anos em 1892. Já seu sobrenome passou a fazer parte do dicionário e é conhecido e utilizado até os dias de hoje.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. 125 anos, o processo mais antigo do Brasil.Twitter. 125 anos, o processo mais antigo do Brasil.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário