A história do samurai negro

Luta de sumô. A história do samurai negro
Luta de sumô. A História do samurai negro

A história do samurai negro conta um pouco sobre Yasuke, um português de origem africana, provavelmente de Moçambique, que foi para o Japão trabalhando para padres missionários jesuítas no ano de 1579.

O processo mais antigo do Brasil

Ao chegar a terras nipônicas, Yasuke chamou muita atenção por sua cor de pele e altura (tinha a pele escura e era muito mais alto que os japoneses da época).

A história dos escravos japoneses

Oda Nobunaga, um poderoso Senhor de Terras japonês, quando conheceu Yasuke, não acreditou que ele tinha aquela cor e mandou que ele fosse esfregado e lavado para que a “tinta” saísse.


Continua após publicidade:

Percebendo que não era tinta, Oda ficou espantado com Yasuke e quis saber tudo sobre aquele homem.

Em pouco tempo Yasuke passou a servir Oda como único estrangeiro em sua comitiva. Contam rumores que o Senhor de Terras japonês ficou muito impressionado com a força e comportamento de seu novo subordinado.

A princesa flor do Brasil

Yasuke se mostrou um excelente guerreiro e, segundo relatos, Oda o transformou em nobre e no primeiro samurai estrangeiro do Japão.

Após Oda Nabunaga perder uma guerra e ser forçado ao suicídio, Yasuke continuou a serviço de seu herdeiro Oda Nabutada.


Continua após publicidade:

Mas as forças de Yasuke eventualmente foram derrotadas e os inimigos o capturaram. O general inimigo ordenou que não matassem o samurai negro, pois ele não era japonês e devia ser devolvido ao "templo dos bárbaros do sul" (como os japoneses chamavam a igreja jesuíta).

A história de um barão negro

A maior parte da história de Yasuke é conhecida através de textos do missionário jesuíta Luís Fróis (que chegou a morar na casa de Oda Nabunaga) e após o guerreiro ser mandado ao "templo dos bárbaros do sul", não consta mais nenhum documento descrevendo o que aconteceu com o samurai negro.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. A história do samurai negro.Twitter. A história do samurai negro.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário