A independência da Bahia

Foto de Salvador, Bahia
Foto de Salvador, a independência da Bahia

Apesar de muitos acharem que a independência do Brasil foi pacífica e que os portugueses foram embora tranquilamente do país após o grito do Ipiranga, não foi bem isso que aconteceu.

Existiu uma guerra para manter o Brasil colônia e essa guerra embora mais leve na região sudeste do país, foi mais complicada e longa nas outras províncias.

A história do Palácio da Guanabara

O conflito em terras baianas começou antes do grito de independência e acabou depois, mais precisamente em 2 de julho de 1823, quase um ano após a independência oficial do Brasil. A data é feriado estadual na Bahia, dia da independência.


Continua após publicidade:

A briga entre brasileiros e portugueses começou quando Dom João VI voltou para Portugal e mudou o comando militar das províncias brasileiras, colocando oficiais vindos da Europa para chefiar os batalhões.

Os baianos especificamente não aceitaram seu novo comandante, Inácio Luís Madeira de Melo, e logo em sua chegada ele teve que enfrentar uma batalha que resultou em muitas mortes para assegurar o domínio sobre a capital da província, Salvador.

A história de um barão negro

Uma dessas mortes foi da freira Joana Angélica, que morreu defendendo seu convento dos soldados portugueses e é uma das heroínas da independência brasileira.

Com o grito do Ipiranga, o conflito aumentou e embora os portugueses tivessem domínio da capital, os brasileiros dominavam o interior, especialmente o recôncavo baiano, que produzia a comida que abastecia Salvador.


Continua após publicidade:

Após um ano e meio de guerra, diversas batalhas, muitas com uso de artilharia pesada, uso do Castelo da Torre e o surgimento de novos heróis da independência como Maria QuitériaVisconde de Pirajá e outros, os brasileiros foram avançando e conquistando território até chegar a Salvador.

Uma princesa por trás da independência

Em julho de 1823 com a capital da província cercada por terra e mar, as tropas portuguesas se renderam e os brasileiros conquistaram Salvador, declarando a independência da Bahia.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. independência da Bahia.Twitter. independência da Bahia

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário