Você sabia que o Uruguai já fez parte do Brasil?

Bandeiras do Uruguai na praia
Você sabia que o Uruguai já fez parte do Brasil?

Desde o início de sua colonização, o território uruguaio foi bastante disputado por portugueses e espanhóis. Os portugueses fundavam um assentamento, os espanhóis outro.

A origem da palavra encrenca

Por exemplo, a histórica cidade de Colônia do Sacramento foi fundada pelos portugueses em 1680, especificamente por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro.

A princesa flor do Brasil

Essa disputa territorial entre Portugal e Espanha na região durou até 1777 com assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, onde os espanhóis ficaram com o Uruguai e parte do território do Rio Grande do Sul.


Continua após publicidade:

No entanto, os colonos locais (portugueses e espanhóis) continuaram disputando esses territórios mesmo após a assinatura do tratado entre os dois reinos.

O último imperador do Brasil

No início do século XIX, com a independência das colônias espanholas na América do Sul, o reino de Portugal viu a oportunidade de recuperar o que achava que era seu território.

O Brasil holandês

Como o Uruguai não era mais espanhol e o tratado assinado já não tinha mais validade, o Reino português invadiu o país com 10 mil homens e anexou o território, transformando-o na Província Cisplatina.

A história de um barão negro

Quando o Brasil ficou independente de Portugal, a Província Cisplatina passou a ser parte do Império brasileiro, sendo sua região mais ao sul.

A história do Almirante Tamandaré

Somente em 1828, após a Guerra Cisplatina (que envolveu Brasil, Argentina e Uruguai), o Uruguai se tornou um país independente.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Uruguai e Brasil.Twitter. Uruguai e Brasil.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário