Estado da Guanabara

 

Bandeira da Guanabara
Bandeira do Estado da Guanabara


A Guanabara foi um estado brasileiro que existiu de 1960 a 1975 no território que compreendia o antigo Distrito Federal e o atual município do Rio de Janeiro.

Palácio da Guanabara

O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil a partir de 1763, sendo capital da Colônia, do Reino Unido, do Império e da República.

Em 1834, a cidade foi separada da Província do Rio de Janeiro (Niterói passou a ser capital da Província) e transformada em Munícipio Neutro (uma unidade administrativa do Império assemelhada ao Distrito Federal).

Continua após publicidade:

Com a Proclamação da República, a Província Fluminense se tornou Estado, seguindo com Niterói como capital, e o Município Neutro se tornou Distrito Federal.

E com a mudança da capital do país para Brasília e transferência do Distrito Federal em 1960, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o Estado da Guanabara, uma cidade-estado, funcionando como os dois ao mesmo tempo.

A revolta dos escravos

E assim ficou até 1975, quando o Estado da Guanabara teve uma fusão com o Estado do Rio de Janeiro, transformando-se no atual Estado do Rio de Janeiro, com capital na cidade de mesmo nome (que era o antigo Estado da Guanabara).


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Estado da Guanabara.Twitter. Estado da Guanabara.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário