Os nomes do Brasil

 

Mapa do Brasil
Os nomes do Brasil

O primeiro nome conhecido do Brasil foi dado pelos índios que habitavam o litoral, na região que os portugueses chegaram, e foi Pindorama (terra das palmeiras), esse era o nome que os nativos chamavam o local que habitavam.

A lâmpada centenária

Quando chegou aqui em 1500, Pedro Álvares Cabral teria nomeado as novas terras como Terra de Vera Cruz. No entanto, Pero Vaz de Caminha descreve o nome de nosso país como Ilha de Vera Cruz em sua famosa carta.

A inconfidência mineira

Em 1501, o rei D. Manuel chamou o Brasil de Terra de Santa Cruz e esse foi o nome que prevaleceu bem no inicio da colonização, antes da adoção do nome atual.

Muitos acreditam que o nome Brasil foi dado em razão da larga exploração do pau-brasil nas primeiras décadas da colonização.


Continua após publicidade:

No entanto, alguns acreditam que o nome se deve a ilha mística Brasil, um lugar contado nas lendas medievais europeias, uma terra afortunada que ficava no Oceano Atlântico, que teria sido associada às novas terras na América.

A princesa flor do Brasil

De uma forma ou de outra, o nome do novo território virou Brasil e assim ficou até os dias de hoje com algumas variações no seu “nome completo”.

O último imperador do Brasil

Em 1808, quando o território foi alçado a reino unido, o nome passou a ser Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Em 1822, com a independência, o novo país se tornou o Império do Brasil. E em 1889, com a república, passou a se chamar Estados Unidos do Brasil.

A história de um barão negro

Por fim, em 1967, o Brasil adotou o nome que ostenta até a atualidade: República Federativa do Brasil.


Compartilhe o texto:


Siga o Pensopinando nas redes sociais:

Facebook. Os nomes do Brasil.Twitter. Os nomes do Brasil.

Assuntos que podem te interessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário